Será que realmente temos que pagar tantos tributos? Sabia que o Brasil tem a Carga Tributária equivalente aos países mais ricos do mundo?
Segundo a pesquisa publicada no UOL, os tributos que os brasileiros pagam equivalem a quase 40% das riquezas produzidas no Brasil (PIB):
“Nesse grupo de nações ricas, há várias que têm carga inferior à brasileira, como os Estados Unidos (25,77%), o Japão (26,28%) e a Austrália (30,68%). Só na Europa existem cargas tributárias maiores do que a nossa: Suécia (51,35%), Dinamarca (49,85%) Bélgica (46,85%) e França (45,04%).”
Conforme o Fundo Monetário Internacional, os países no mesmo nível de desenvolvimento do Brasil, tem uma carga tributária de 27,44% em média.
Saber dessas informações nos faz perguntar: “como é possível uma nação pobre, arcar com uma carga tributária tão alta quanto os países mais ricos do mundo?” Será que existe um meio de pagar menos tributos?
Na verdade, existe! Em outro artigo que publicamos aqui, abordamos a questão dos brasileiros pagarem impostos indevidamente:
“Segundo os dados do IBGE, mais especificamente o polo do Impostômetro, 95% das empresas brasileiras pagam impostos indevidamente.”
Por que será que os brasileiros pagam impostos a mais num país onde a carga tributária já é alta?
Devido à complexidade do sistema tributário brasileiro, muitos empresários têm dificuldade em interpretar a legislação e entender quais tributos realmente devem ser pagos.
No entanto, pior do que pagar impostos a mais, existe o perigo de deixar de pagar tributos obrigatórios, gerando prejuízos ainda maiores devido à multa, juros e até bloqueio de contas.
Neste artigo vamos abordar a importância de estar alerta em relação ao pagamento de impostos e evitar situações que possam colocar em risco o crescimento financeiro da sua empresa.
O que são tributos?
Segundo o Código Tributário Nacional (lei 5.172/1966, alterada pela lei complementar 118/2005), “tributo” é “uma prestação pecuniária compulsória em moeda”, ou, um pagamento obrigatório que o cidadão deve prestar ao Estado, que só pode ser estabelecido através de leis.
Os tributos podem ser divididos em:
- Impostos – pagamento feito para o Estado;
- Taxas – pagamentos relacionado ao serviço prestado, ex. coleta de lixo;
- Contribuição de Melhoria – pagamento referente às obras públicas, ex. construção de uma praça próximo da sua casa.
Os impostos podem ser:
- Diretos – cobrados com base nos bens e rendimentos dos contribuintes;
- Indiretos – incide sobre a produção e comercialização de mercadorias, estão geralmente embutidos nos preços dos produtos.
Quais os tributos que uma empresa deve pagar?
Abaixo vamos mencionar os principais tributos que uma empresa deve pagar. Entretanto, salientamos a importância de fazer a escolha do Regime Tributário corretamente, pois implicará diretamente no valor dos impostos que sua empresa irá pagar.
- ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
É um imposto estadual cobrado quando ocorre movimentação de mercadorias entre estados brasileiros. A alíquota pode variar de um estado para outro, mas costuma ficar entre 7% a 18%.
- ISS – Imposto Sobre Serviços
É um imposto municipal e está relacionado à Nota Fiscal de Serviço. O valor é calculado a partir do serviço prestado. As alíquotas variam entre cidades.
- PIS / PASEP – Programa de Integração Social / Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.
PIS é uma contribuição paga ao colaborador do setor privado. PASEP é destinado aos servidores públicos.
São pagos mensalmente e os valores são calculados a partir do faturamento da gestão ou da folha de pagamento.
- INSS – Previdência Social
O empreendedor deve pagar um percentual ao estado para garantir aos funcionários alguns benefícios, como:
- auxílio-acidente;
- salário-família;
- salário-maternidade;
- pensão por morte;
- aposentadoria.
A alíquota pode variar conforme a função exercida.
- COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
Esse imposto é para financiar os programas sociais do governo, os investimentos em saúde pública e os fundos previdenciários. Incide sobre o faturamento bruto da gestão.
- IRPJ – Imposto de Renda de Pessoa Jurídica
Imposto cobrado às empresas referente ao faturamento dos últimos 12 meses de atividade.
- CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro
O imposto incide sobre o lucro líquido da Pessoa Jurídica. Deve ser pago antes de o IRPJ ser calculado.
- CPP – Contribuição Previdenciária Patronal
Imposto empresarial vinculado ao INSS. O valor é calculado com base na folha de pagamento dos funcionários.
Como pagar menos tributos?
A esse ponto da leitura, provavelmente você está se sentido revoltado com tanto imposto cobrado e se perguntando: como pagar menos tributos?
A boa notícia: é possível diminuir a carga tributária e aumentar o faturamento da sua empresa. Como?
Conforme mencionamos no início do artigo, muitos empresários têm dificuldade de interpretar a legislação tributária. Dessa forma, acabam pagando impostos indevidos ou mesmo deixando de pagar tributos necessários e aumentando os encargos.
A falta de conhecimento técnico e atualizado causa prejuízo às empresas. Esse conhecimento técnico pode ser suprido através da consultoria tributária.
Os especialistas irão ajudá-lo a fazer um planejamento tributário para otimizar a gestão financeira da sua empresa. As orientações vão desde a escolha correta do regime tributário até procedimentos para os pagamentos de tributos nas datas corretas, evitando assim, colocar a saúde financeira da empresa em risco.
Converse com nossos especialistas para saber como sua empresa pode ser beneficiada por pagar menos tributos e aumentar a lucratividade.