Entenda quais são os tipos de impostos para cada tipo de empresa

O processo burocrático de abertura de empresas assusta alguns empreendedores, mas não é só aí onde restam as obrigações burocráticas dos que optam pelo empreendedorismo – ainda existe a carga tributária, que no Brasil não é nada leve. 

 

Caso você deseje entender mais a respeito dos tipos de impostos de cada empresa, é necessário estudar um pouco a respeito.

 

Para lhe auxiliar, nós aqui da Rebouças Consultoria Tributária trazemos o presente artigo, capaz de lhe direcionar melhor quanto a compreensão dos tipos de impostos para cada tipo de empresa.

 

Os tipos de empresas e os impostos que recaem sobre elas

 

O Brasil possui alguns moldes de empresas específicos, esses que são escolhidos pelos empreendedores a depender do perfil de empresa que desejam criar. Abaixo comentamos especificamente os tipos de empresas e seus respectivos impostos associados:

 

MEI

 

Tendo por limite de renda bruta anual R$ 81 mil, a MEI possui a menor carga tributária do Brasil, tendo o recolhimento facilitado através de uma guia unificada: o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional);

 

ME

 

Micro Empresas, de um modo geral, sofrem incidência de 8 impostos principais:

 

  • IRPJ – Imposto de Renda de Pessoa Jurídica;
  • ISS – Imposto Sobre Serviços;
  • CSLL – Contribuição social sobre Lucro Líquido;
  • COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
  • PIS / PASEP – Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público;
  • IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados (caso a empresa atue no segmento industrial);
  • CPP – Contribuição Previdenciária Patronal.

 

EIRELI

 

Os impostos pagos pela EIRELI são os mesmos da ME, a diferença aqui será sobre os regimes tributários. Nesse caso, poderá ser escolhido tanto o Lucro Presumido quanto o Lucro Real. Cada um deles alinhado com as necessidades e a realidade de cada empresa;

 

Sociedade Limitada

 

A Sociedade Limitada sofre incidência de todos os impostos da EIRELI e da ME, com a diferença de que, além do Lucro Presumido e do Lucro Real, poderá optar pelo Simples Nacional. Lembrando aqui que essa escolha dependerá do faturamento bruto anual da marca;

 

SLU

 

Por fim temos a SLU, a Sociedade Limitada Unipessoal, uma modalidade que entrou em vigor em 2019. Basicamente, é uma forma de sociedade semelhante à EIRELI e à LTDA. Não é necessário a participação de sócios, assim como, o patrimônio pessoal será protegido e separado das dívidas empresariais. Outro ponto positivo desse modelo seria a ausência de necessidade em investir num capital social alto.

 

Esperamos que esse artigo lhe tenha sido útil e tenha explicado bem os tipos de empresas e seus impostos incidentes.

 

Conte com profissionais para melhor se guiar no universo fiscal

 

São diversos os regimes tributários no Brasil, e dentro deles, diversas as obrigações fiscais que garantem o adimplemento da marca perante o Fisco.

 

Caso você deseje ter ao seu lado uma empresa capaz de lhe prestar assessoria e melhor guiar-lhe no lidar burocrático, converse com um de nossos especialistas aqui na Rebouças Consultoria Tributária.

 

Esperamos seu contato desde já para que juntos possamos trabalhar e ajustar suas dúvidas e necessidades tributárias.

 

Até mais!