Restituição do Simples Nacional: Perguntas e Respostas

restituição simples nacional

Restituição do Simples Nacional, isso é possível? Visto que o Simples Nacional reúne vários impostos em uma única alíquota, alguns acreditam que não é possível a restituição de impostos indevidos.

 

Imagine que o empresário, por engano, gerou guia de recolhimento duas vezes no mesmo mês e efetua o pagamento em duplicidade. Será que ele consegue restituir os valores que pagou a mais?

 

Sim, é possível fazer a restituição. Este artigo, por meio de perguntas e respostas, ajudará a esclarecer as dúvidas sobre isto.

O que é restituição do Simples Nacional?

O que é restituição do Simples Nacional?

 

Restituição do Simples Nacional, basicamente, é a devolução dos impostos que foram pagos indevidamente no regime tributário do Simples Nacional.

 

Isso pode ocorrer, por exemplo, quando os valores são calculados a mais ou guias pagas em duplicidade, etc.

 

Na verdade, a restituição de impostos pagos indevidamente é um direito do contribuinte, conforme a Lei Complementar 123/96.

Por que a restituição do Simples Nacional pode ser necessária?

Por que a restituição do Simples Nacional pode ser necessária?

 

O Simples Nacional é o regime tributário desenvolvido para incentivar as empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. Sendo assim, encaixam-se neste perfil, as Microempresas (ME), as Empresas de Pequeno Porte (EPP) e os Microempreendedores (MEI).

 

Os impostos são recolhidos através do DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional. Tem como base de cálculo as notas fiscais emitidas no período de apuração. A alíquota pode ser consultada na Tabela do Simples Nacional.

 

Neste processo, é possível que o cálculo seja efetuado erroneamente. Também pode acontecer do empresário emitir o DAS em duplicidade ou outros problemas possam surgir. Neste caso, faz-se necessário a restituição do Simples Nacional.

 

Quais os impostos podem ser solicitados na restituição?

 

Todos os impostos recolhidos via DAS podem ser solicitado restituição do Simples Nacional, são eles:

 

  • PIS, Programa de Integração Social;
  • COFINS, Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
  • INSS, Instituto Nacional do Seguro Social;
  • IRPJ, Imposto de Renda Pessoa Jurídica;
  • CPP, Contribuição Patronal Previdenciária;
  • CSLL, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
  • IPI, Imposto sobre Produtos Industrializados.

 

Lembrando que a restituição do ICMS é feita junto ao estado e do ISS junto ao município.

 

Como descobrir se foi pago impostos indevidos?

 

É possível verificar o extrato de recolhimento do Simples Nacional no site onde o DAS é gerado.

 

Ao fazer a conferência dos documentos de entrada e saída de valores de seu negócio é identificado os impostos indevidos.

 

Sobretudo, essa conferência é a fase mais importante e exige conhecimentos tributários específicos. Assim, procure ajuda de especialistas em tributação que podem maximizar os valores a restituir.

 

Qual o prazo para a devolução do valor?

 

Para receber o valor pago indevidamente é necessário fazer a solicitação de restituição do Simples Nacional. Dependendo do tributo solicitado, o valor pode ser devolvido em um prazo de 30 a 60 dias.

 

Ao solicitar a restituição do Simples Nacional, a empresa vai sofrer fiscalização?

 

Uma coisa não está vinculada a outra. Assim, solicitar a restituição do Simples Nacional não exige a presença de um fiscal da Receita Federal.

 

Entretanto, esta solicitação só pode ser feita se realmente tiver valores a serem resgatados. Pois, em um momento futuro, poderá haver fiscalização, então, será necessário apresentar documentos que comprovem o motivo desta solicitação.

 

Como solicitar a restituição do Simples Nacional?

 

A solicitação de restituição do Simples Nacional e o acompanhamento do processo  podem ser feitos através do Portal do Simples Nacional. Vale destacar que é necessário ter um Certificado Digital para assinatura eletrônica da sua empresa.

 

A solicitação de restituição deve abranger o período entre 4 meses a 5 anos. Não é possível reembolsar períodos superiores ou inferiores a estes.

 

No entanto, apesar de ser possível fazer a solicitação diretamente com a Receita Federal, consulte antes um especialista em tributação para receber orientação perita, minimizando erros e potencializando os resultados.

 

Como os valores da solicitação de Restituição do Simples Nacional são pagos?

 

Como prioridade, a Receita Federal usará esses valores para abater débitos fiscais que a empresa tenha em aberto. Isso também é uma opção interessante, afinal irá diminuir os juros de atrasos no pagamento.

 

Contudo, se a empresa não possuir débitos pendentes, o valor é restituído em dinheiro, via depósito em conta.

 

Em suma, podemos dizer que a restituição do Simples Nacional é uma ferramenta para aumentar os rendimentos da sua empresa.

 

Certamente, erros tributários podem consumir significativamente o capital de sua empresa e interferir no seu desenvolvimento. Assim, é fundamental ter uma gestão fiscal bem estruturada com processos que gerenciam a rotina e minimizem erros.

 

Nossos profissionais poderão ajudar a criar processos eficientes que agilizem a rotina, evitem erros e principalmente, diminuam a carga tributária. Você irá se surpreender com as estratégias criativas que podem tornar sua empresa mais competitiva e lucrativa.

 

Se ainda tiver dúvidas, entre em contato com nossa equipe e descubra como defender seus direitos através da Restituição do Simples Nacional.