Quais são os tributos incidentes na importação?

Se você deseja começar a realizar importações, a Rebouças é a assessoria ideal para que sua marca esteja sempre do lado do adimplemento de suas obrigações fiscais. Com diversos especialistas em nossa equipe, poderemos iluminar melhor como sua empresa pode realizar importações sem se preocupar com falhar perante o Fisco.

Sendo uma porta para fazer com que seu estabelecimento possa ter contato com produtos do exterior ou fornecer melhores serviços, a importação é uma maneira de ganhar um diferencial perante a concorrência. No presente artigo, nós aqui da Rebouças trazemos uma série de informações para que você saiba mais sobre os tributos incidentes na importação.

O mundo dos tributos de importação

O assunto dos Tributos de Importação é algo relativamente denso, e por isso, contar com especialistas como os da Rebouças é algo essencial. No presente artigo você conta com algumas informações de nossa expertise. Confira:

Quais são os tributos que incidem na importação?

  • COFINS: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, esse é o nome completo do COFINS, e é uma alíquota de 9,65% que incide sobre o valor de produtos importados, podendo variar em alguns casos, e tem por objetivo financiar a assistência social;
  • ICMS: O Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços incide sobre a importação cuja destinação é estadual, podendo, a depender do caso e do estado de destino, ser o valor mais alto da lista;
  • IPI: O Imposto sobre Produtos Industrializados é um imposto federal que incide sobre produtos importados e visa proteger a indústria nacional, sendo aplicado por analogia. Se a indústria local precisa pagar, os produtos industrializados no exterior também teriam para criar maior equilíbrio;
  • PIS: O Programa de Integração Social é cobrado sobre produtos importados e visa promover alguns projetos sociais dentro do país. A tributação para importar, quando falamos desse imposto em específico, é de 2,1% e vem a ser enviado para programas como o seguro-desemprego e o abono salarial, por exemplo;
  • II: Sendo um Imposto Federal, o Imposto de Importação é diretamente relacionado com o ato de importar. Cumprindo a função de regulamentar o mercado e trazer maior equilíbrio, ele visa tornar produtos importados um pouco mais caros que os produtos nacionais, beneficiando o consumo produtor local.

O cálculo desses impostos pede bastante atenção e cuidado, uma vez que valores pagos a maior são desnecessários e podem exigir um processo de recuperação tributária posterior, assim como pagamentos a menor podem deixar a empresa num estado de inadimplência.

Caso, você tenha cometido algum erro e recolheu tributos a mais, nós vamos conseguir que a Receita Restitua a partir de 5 meses e com correção pela Taxa SELIC.

Para lhe acompanhar nesse processo, tenha ao seu lado uma empresa capaz de lhe prestar a devida assessoria, e aqui estamos falando da Rebouças Consultoria Tributária.

Esperamos seu contato desde já

Tem interesse de contar com nossa especialidade? Converse com nossos profissionais agora mesmo e conte com os nossos atendentes. Esperaremos seu contato desde já, assim como lhe aconselhamos a dar uma breve olhada em nosso blog, a fim de entender mais detalhes sobre nossos serviços e do universo da tributação.

Um grande abraço e até mais!