O que você sabe sobre Câmara de Compensação?

câmara de compensação

O que é câmara de compensação? Qual a sua função e que importância tem para a segurança das suas transações financeiras?

 

Imagine que você é um investidor e comprou 10 ações na Bolsa de Valores por R$ 5 cada. 

O vendedor passará a propriedade do ativo quando você transferir os R$ 50,00. 

 

O que garante que essa operação seja segura às duas partes? A câmara de compensação consolida a operação por transferir o valor e a posse do bem.

 

A câmara de compensação é responsável por manter o bom relacionamento entre os agentes financeiros, o sistema garante que o bem realmente existe e que o investidor possui o valor para concluir a compra.

 

Portanto, além de registrar e efetuar as transações financeiras, a câmara de compensação evita a venda de ativos inexistentes.

 

Obviamente, transações financeiras com segurança é o que todos desejam, saber que existe uma central de processamento das operações regulamentado conforme a lei fortalece as negociações entre pessoas físicas e jurídicas.

 

A Rebouças Consultoria tem todo o interesse em proteger seu patrimônio e orientá-lo para que suas transações e contratos sejam seguros e confiáveis, daí a importância de especificar os aspectos envolvidos na câmara de compensação.

 

Mas, afinal, o que é Câmara de Compensação? Vamos abordar esse tema para que você entenda melhor o conceito e a sua importância. 

 

O que é Câmara de Compensação?

 

A câmara de compensação é uma central de processamento onde as instituições financeiras trocam instruções de pagamentos e obrigações financeiras. 

 

Segue as regras e procedimentos da câmara de compensação e assume responsabilidades de contraparte, financeiras ou de administração do risco para sistema de compensação.

 

Em outras palavras, a câmara de compensação viabiliza o intercâmbio entre compradores e vendedores em um mercado financeiro, através do registro e do processamento das transações existentes.

 

Inclui negociações do mercado de valores mobiliários, compra e venda de ações, fundos imobiliários, títulos e outros.

 

Trata-se de uma pós-negociação integrada ao Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB). Este processo garante segurança para os investidores. 

 

Também é chamada de Clearing House ou Sistema de Compensação e Liquidação. A câmara de compensação centraliza e padroniza os processos financeiros.

 

Como funciona a câmara de compensação?

 

Inicialmente, vamos salientar algumas características do SPB, do qual a câmara de compensação está integrada.

 

O SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro) é uma estrutura com conjunto de procedimentos e regras que dão suporte à movimentação das instituições financeiras do mercado brasileiro.

 

Seu objetivo é permitir que as transferências de recursos financeiros sejam seguras e confiáveis. Inclui também a liquidação de pagamentos tais como cheques e cartões de crédito.

 

A câmara de compensação participa deste sistema, regulamenta a compensação e a liquidação de compra e venda, concluindo o acerto de contas e a entrega dos instrumentos. 

 

É feito o registro de todas as negociações realizadas ao longo do dia, identificando as ordens de pagamento e concluindo o pós-venda, entregando o dinheiro ao vendedor e o bem ao comprador.

 

A câmara de compensação abrange também mercados futuros e de opções (na bolsa de valores são negociados contratos de compra e venda de ativos para uma data futura), assegurando o cumprimento de contratos e protegendo as contrapartes durante o período de vigência.

 

No Brasil, as entidades destinadas a este processo entre as instituições financeiras são:

 

  • SELIC – Sistema Especial de Liquidação e Custódia: Registra todas as transações de títulos públicos, ou seja, os papéis de dívidas emitidos pelo governo federal;

 

  • B3 – (Fusão de BM & FBovespa e CETIP – Central de Liquidação e Custódia de Títulos). Refere-se à câmara de compensação dos títulos privados, bancários ou de empresas privadas, tais como: ações, fundo de investimentos, fundos imobiliários, entre outros.

 

Por que a câmara de compensação é importante?

 

No exemplo citado no início do artigo, podemos observar a importância da câmara de compensação no mercado financeiro ao garantir a segurança das transações.

 

Resumindo sua importância, podemos citar:

 

  • Registro de títulos e valores mobiliários;
  • Liquidação de títulos e valores mobiliários;
  • Custódia de títulos de valores mobiliários;
  • Garantir segurança, velocidade e transparência nas transações financeiras.

 

Dessa forma, a câmara de compensação com os processos centralizados, padronizados e regulamentados fornece segurança às suas transações financeiras.

 

Uma empresa profissional pode ajudar a aumentar seus investimentos 

 

A garantia de investimentos seguros e confiáveis é possível através da câmara de compensação. 

 

Obviamente, para sua empresa ter rendimentos e diversificar seus investimentos é necessário aumentar a lucratividade.

 

No entanto, aumentar a lucratividade em um mercado tão competitivo é um desafio e requer criatividade. Uma maneira de fazer isso é através da redução de impostos.

 

Sendo assim, com a gestão tributária é possível reduzir significativamente os encargos e aumentar a lucratividade, gerando assim fundos para diversificar seus investimentos.

 

Consulte nossos especialistas para saber como tornar sua empresa mais competitiva e aumentar seus investimentos financeiros. Nossos especialistas irão orientá-lo com estratégias que vão gerar receitas.