Num passado que hoje parece até mesmo pré-histórico, o poder de exportar era único de grandes empresas. Hoje, esse potencial é inerente a toda e qualquer empresa que deseje. Na contramão dessa globalização sistêmica do poder de exportar, vemos a dificuldade de acesso aos dados que são indispensáveis aos exportadores.
Sabendo disso, resolvemos criar um conteúdo específico acerca desse tema.
A seguir você vai conseguir entender alguns pontos importantes acerca da exportação e da importância de ter ao lado da empresa uma boa equipe de contabilidade. Confira o que preparamos para você e prepare-se enquanto empreendedor para lidar com os pormenores burocráticos e tributários da exportação, sem ter de se preocupar com minúcias e especificidades.
Mecanismos para ter uma contabilidade eficiente para exportação
Lidar com exportações vai muito além dos lidares com requisições internacionais, mas também com algumas exigências nacionais. Empresas que desejam crescer e explorar novas oportunidades de negócios devem ter sempre os olhos abertos para o que comentaremos aqui, assim como, devem atentar-se à necessidade de ter uma boa assessoria, como perceberemos no decorrer do artigo:
- Tomada de decisões: na estratégia de exportação, é importante ter em conta todos os tributos que incidem sobre a atuação. No Brasil, existe uma grande carga tributária, incidente sobre uma diversidade de verbos, quer seja o exportar, transportar, produzir, vender e assim por diante. Por isso, é uma peça-chave para a estratégia de exportação saber exatamente quais impostos são necessários, para que não exista nem um pagamento excessivo ou faltante;
- Conhecimento de causa: é indispensável que a empresa exportadora, antes de mergulhar no comércio internacional, saiba a respeito das regras aplicáveis ao seu recorte de mercado. Por conta das especificidades, é importante contar com uma assessoria contábil para garantir total concordância com as normas estabelecidas;
- Planejamento: por fim, devemos citar que qualquer empresa que exporta precisa contar com um contador especialista em exportação para que haja o planejamento e a preparação da empresa para operações internacionais.
Os procedimentos que são executados pelo profissional de contabilidade dizem respeito não somente aos códigos internos de tributação, mas também às especificidades do NCM, a Nomenclatura Comum do Mercosul, evitando problemas com o fisco e consequentes penalidades à empresa exportadora.
A liberdade de poder contar com um escritório especializado
Contar com uma assessoria tributária especializada em exportações significa ter a certeza de que não se enfrentará nenhum tipo de problema por conta de uma negligência ou imperícia no lidar com o fisco. Para estabelecer a carga tributária de uma exportação, é importante ter em mente diversos fatores, como os verbos comentados mais acima, o valor da carga enviada e muito mais.
Para que você, gestor, preocupe-se apenas com a parte estratégica da expansão de sua empresa, deixe os pontos burocráticos voltados à tributação para os profissionais especialistas. Conte conosco para te ajudar nesse passo a passo. Fale com um de nossos especialistas agora mesmo e receba em detalhes todas as maneiras que podemos te assessorar.