Provavelmente você já deve ter pensado no que é e como realizar uma revisão fiscal na empresa, mais por onde começar?
Atuar no mercado como empreendedor pode ser um tanto assustador para quem pensa apenas nos tributos e cargas monetárias. Principalmente por sabermos que o Brasil tem um sistema tributário complexo e caro.
Dentro dessa realidade, algumas empresas acabam desconsiderando detalhes sobre esse assunto e acabam se posicionando de forma incorreta. Pensando nisso, resolvemos esclarecer um pouco mais esse assunto, para mostrar que pode ser bem menos assustador do que parece.
Com a nossa longa experiência ajudando empresas com revisões fiscais, podemos afirmar que fazer uma boa revisão fiscal pode ser a chave para cumprir suavemente com as obrigações fiscais previstas em lei.
A revisão fiscal diminui os impactos causados pelo pagamento de impostos e garante que a empresa fique sempre em dia com o fisco.
Saber como lidar com esse assunto, vai ser de grande ajuda para quem deseja trabalhar de forma segura e sem gastos desnecessários.
Vamos agora conhecer um pouco mais sobre o que está envolvido numa revisão fiscal. Dentro de poucos minutos você vai entender como tomar medidas práticas dentro de sua empresa a fim de manter equilíbrio tributário.
O que é a revisão fiscal empresarial
A revisão fiscal nada mais é do que uma auditoria empresarial, que tem por objetivo analisar as atividades de uma empresa ao longo de um período determinado – normalmente 5 anos.
Ela faz uma avaliação de todos os elementos que influenciam a questão fiscal. Por exemplo: notas fiscais, pagamento de impostos, obrigações acessórias, escrituração fiscal, base de cálculos tributários, etc.
Este estudo aprofundado pode encontrar áreas que precisarão de correção. Por isso, precisa ser feito por especialistas. Se as providências não forem tomadas de forma apropriada, haverá o risco de multas e autuações fiscais por parte de órgãos competentes.
Dentro desse universo legislativo, frequentemente ocorrem muitas mudanças e alterações, além das dificuldades para compreender os aspectos por trás de cada parágrafo da lei.
No entanto, mesmo diante desses desafios, é muito importante fazer essa revisão e manter sua empresa sempre organizada e alinhada com as obrigações governamentais. O próximo tópico explicará o motivo.
Qual a importância de fazer uma revisão fiscal na empresa?
Embora a revisão seja facultativa, você vai perceber que há muitas vantagens em realizá-la. É muito comum identificar créditos que possam servir como base para solicitar uma recuperação tributária ou abatimento de futuros débitos.
Caso isso seja possível, a empresa pode reduzir suas despesas fixas e melhorar a lucratividade. Pode também possibilitar maiores investimentos e crescimento em relação a outras empresas.
Outro benefício é que a revisão fiscal evita que a empresa sofra com autuações e sanções. Descobrir irregularidades que ocorreram por falta de conhecimento ou descuido antes de ter problemas com o fisco é essencial para se posicionar com cautela.
Outra vantagem bem significativa é a certeza de que a empresa estará gerando um grau elevado de confiabilidade e uma boa reputação, o que é ótimo para estabelecer negócios promissores, até mesmo fora do país. A revisão fiscal pode ajudar a comprovar a saúde financeira da empresa e valorizar seu valor de mercado.
Mas, como é feita essa revisão e como manter o controle das atividades fiscais de uma empresa? É o que veremos agora.
Como é feita a revisão fiscal?
Não há tecnologia que substitua o olhar de um especialista. Na revisão fiscal, esse olhar é experiente é essencial.
Por mais que existam softwares modernos, há constantes mudanças na lei, detalhes que podem mudar o entendimento quanto ao enquadramento de uma empresa e também a necessidade de cumprir prazos do fisco que precisam ser cuidadosamente acompanhados.
Para ter agilidade e segurança, antes de tudo, é preciso levar em consideração a destreza do profissional que irá te auxiliar nesta análise.
O ideal é sempre atuar com empresas que contem com profissionais com largo conhecimento fiscal e jurídico para conduzir as análises e as providências que serão necessárias posteriormente.
Na maioria das vezes, as empresas não têm condições de arcar com a demanda diária de trabalho mais o tempo e critérios exigidos para a revisão fiscal. Então, o melhor a fazer é contratar profissionais especializados para manter os assuntos em conformidade absoluta com a legislação e práticas tributárias e fiscais.
Pontos indispensáveis a serem analisados na revisão fiscal
- Notas fiscais físicas e eletrônicas;
- Escrituração Contábil Digital;
- Escrituração Contábil Fiscal (imposto de renda);
- Escrituração Fiscal (Registros em livros fiscais das entradas e saídas das empresas, apuração do ICMS, IPI ao PIS e à COFINS);
- Movimentações financeiras;
- Contribuições sociais da folha de pagamentos das empresas.
Vale lembrar que Estados e Municípios podem fazer suas próprias exigências perante a legislação para complementar a necessidade de controle fiscal. Essas peculiaridades precisam ser consideradas na revisão fiscal.
Para manter uma gestão mais assertiva e bem estruturada, não dispense a ajuda de bons profissionais.
Não importa o tamanho da empresa, todos nós precisamos pagar impostos de maneira correta. Por isso, consulte um especialista para saber como sua empresa pode ser pessoalmente beneficiada com a revisão fiscal.
Se você precisa de uma revisão fiscal confiável para sua empresa, conte com a Rebouças Consultoria Tributária. Você poderá entrar em contato com nossos especialistas para sanar as dúvidas a respeito do assunto.