fbpx

Como saber se minha empresa pagou impostos indevidos?

Aqui no blog da Rebouças Consultoria Tributária você sempre pode encontrar assuntos relevantes ao seu dia a dia empresarial, e hoje não seria diferente. Estamos aqui para comentar um pouco mais a respeito da conferência do pagamento e abono de impostos indevidos.

Você sabe como esse processo é passível de ser realizado? Não? Confira detalhes nesse artigo e tenha a certeza de estar sempre a par de tudo o que acontece em seu empreendimento, contando assim como um benefício estratégico.

Alguns direcionamentos para que você saiba se está pagando impostos indevidos

Pagar impostos indevidamente é a razão de muitas empresas passarem por dores de cabeça junto ao fisco, a fim de reaver os valores. No artigo que segue, vamos estudar um pouco mais como funciona o processo de prevenção desses erros, assim como a conferência do pagamento desses impostos:

  • Realização de uma completa auditoria: Uma maneira muito comum de analisar o histórico de pagamentos é realizando uma auditoria. Essa que terá por objetivo principal a análise dos livros e registros contábeis, criando um cenário cristalino de todos os pagamentos de impostos feitos pela Empresa. Essa auditoria deve ser feita por uma empresa especializada, a fim de vasculhar o histórico de forma incisiva e dotada de um norte claro;
  • Análise de documentos: É possível também realizar uma análise dos livros da empresa e dos registros contábeis, caso existam, por conta própria. Caso sua empresa seja nova, isso é bem mais possível e provável. Por outro lado, o trabalho poderá ser um pouco mais denso, mas não impossível.

Em ambas as situações, a documentação de todos os passos dados se faz mais que essencial. É apenas por meio de um bom arquivo de notas fiscais, pagamentos de impostos e outros documentos, que se pode ter real domínio e compreensão do que acontece no âmbito tributário da empresa.

Não é possível conseguir uma “certidão negativa”?

Não, afinal de contas, não é obrigação do Fisco estar de olho em todos os pagamentos feitos a maior. Isso é função da Empresa, em evitar pagamentos equivocados. O Fisco foca suas energias em identificar maus pagadores, e isso está previsto em legislação. Portanto, na inércia da empresa, o Fisco jamais se movimentará para devolver capital.

Uma vez que eu encontro um imposto pago indevidamente?

Caso você tenha identificado que sua empresa fez ou tem feito o pagamento de impostos indevidamente, o primeiro passo é ter total certeza que esse erro não se repetirá. Logo depois, pode respirar e se tranquilizar, uma vez que a Receita Federal, ainda que não tome nota dos pagamentos feitos em erro, devolve todos os valores, desde que o pagamento seja devidamente comprovado.

A Restituição é possível em diversos cenários, e com alguns prazos específicos. Portanto, para que sua empresa não incorra em mais prejuízos, converse agora mesmo conosco aqui na Rebouças Consultoria Tributária e entenda melhor como os nossos especialistas podem lhe ajudar na recuperação desses tributos.

Esperamos seu contato desde já, ok? Até breve.