Como saber se minha empreiteira está pagando tributos a maior?

Empreiteiras, construtoras e incorporadoras participam de um recorte de mercado bem específico, e acabam por receber uma atenção especial do Fisco. Esse, que acaba taxando alguns dos principais elementos que estão relacionados à construção civil.

Para garantir a lucratividade e a segurança do negócio, é indispensável que gestores dessas empresas estejam de olho em todos os tributos devidos para que não sofram incidência de multas.

Noutros casos, tão infelizes quanto o dos pagamentos a menor, gestores podem vir a fazer pagamentos a maior. Nesses casos, como descobrir tal incoerência? Descubra no presente artigo que nossos especialistas prepararam para você.

Por que é indispensável conhecer bem os impostos sobre construção civil

Se há algo que une toda e qualquer empresa em solo brasileiro é a obrigação de pagar impostos. Quando falamos sobre a construção civil, os impostos que incidem sobre a atuação dessas empresas implicam diretamente em todo o planejamento da empresa, tanto no curto, médio e longo prazo.

A atenção ao fluxo de caixa, a lucratividade, o traçar do plano de crescimento e assim por diante serão diretamente influenciados pelo pagamento de tributos. Por isso, o pagamento displicente e dotado de imperícia pode vir associado a diversos malefícios. O maior deles: o pagamento a maior.

Para saber se a empreiteira está pagando tributos a maior você deve:

  • Consulte seu CNAE: O primeiro passo certamente é conferir o seu CNAE, pois, se sua empreiteira teve o registro feito de forma incorreta, certamente o recolhimento estará sendo de forma incoerente, quer seja a maior ou mesmo a menor. Resolver essa situação não somente é importante como indispensável para a saúde de sua empresa;
  • Contar com uma assessoria tributária: O segundo passo é contar com uma assessoria tributária, que poderá ajudar nos ajustes de sua empresa, assim como, poderá realizar uma revisão sistêmica, identificando possíveis erros de operação que implicam no pagamento de tributos a maior, ou mesmo a aplicação de alíquotas além do necessário.

Contar com a assessoria tributária ainda tem outro benefício – a possibilidade de ter um melhor direcionamento com relação às regalias e incentivos fiscais oferecidos pelo Estado.

Uma boa assessoria tributária também estará sempre de olho nas atualizações jurisdicionais que podem afetar a saúde do empreendimento e que têm influencia direta na carga tributária que recai sobre a marca.

A compreensão das leis fiscais implica numa melhor relação com as mesmas

A Receita Federal é uma entidade que assusta muitos empreendedores, mas a ideia do Leão do Fisco não precisa ser algo aterrorizante. Bastando ter conhecimento acerca do funcionamento das leis tributárias, você saberá que está lidando com a carga tributária correta e mais leve possível, sem infringir qualquer norma.

Converse conosco na Rebouças Consultoria Tributária e entenda melhor sobre como podemos te ajudar e como você pode melhor lidar com os tributos de sua empreiteira.

Esperamos o seu contato desde já para que possamos colaborar e caminhar com sua marca rumo ao mais alto potencial. Um grande abraço e até mais.