Brasil como exportador de alimentos Halal

São mais de US$ 16 bilhões em alimentos Halal exportados pelo Brasil. 12% a mais que o segundo colocado da lista oferecida no Relatório Global do Estado da Economia Islâmica.

No decorrer desse artigo vamos explicar melhor o que esse dado significa e como os empreendedores em solo brasileiro podem se beneficiar desse maior fluxo de alimentos Halal saindo do Brasil e indo para o norte da África, Oriente Médio e Indonésia e até Japão.

O que são os alimentos Halal?

Para entender a relevância desse dado, é necessário entender o que são os alimentos Halal, que tem a existência associada a algumas restrições alimentícias e aplicadas a produtos farmacêuticos.

O conceito Halal cobre todos os produtos que respeitam a fé dos seguidores de Maomé. Para que um alimento seja considerado Halal, esse deve se encaixar na lista de alimentos permitidos por Deus. Hoje, 1,9 bilhão de consumidores demandam produtos Halal, e de acordo com as estimativas, em 2060 uma em cada 3 pessoas tenderá a ser muçulmana.

Outros países como Japão e Singapura exigem certificação Halal, por ser símbolo de qualidade.

Para realizar a exportação desses produtos, as empresas precisam comprovar que os alimentos Halal estão sendo feitos seguindo todas as regras da religião. Uma vez que a certificação tiver sido concedida, a empresa pode usar esse certificado como diferencial, deixando importadores mais confortáveis em realizar investimentos.

Como se dá o processo de certificação de alimentos Halal?

A certificação toca diversos pontos muito específicos da cultura islâmica. Por exemplo, no caso da carne, é necessário que o animal seja sacrificado sem sofrimento e que o abate seja feito por um muçulmano, ou ao menos que o supervisor do abate seja seguidor do islã.

Para o caso de queratina e outros produtos com origem animal, estes últimos devem ter passado pelo abate permitido pela regra religiosa para que os itens sejam comercializáveis.

Hoje, cerca de 450 empresas brasileiras possuem certificado apenas pela Fambras Halal, uma especialista na certificação.

O mercado do Oriente Médio como uma oportunidade

Não somente no mercado do Islã, mas no mundo inteiro, existem oportunidades. Cabe ao empreendedor conseguir entender como pode suprir as necessidades de um novo mercado, inovar e se encaixar naquele contexto da forma mais produtiva e lucrativa possível.

Transpor a limitação da certificação foi o que fizeram as mais de 450 empresas brasileiras que exportam aos seguidores do islamismo. Outras regras existem em outros contextos, e essas podem ser transpostas com estruturação e estudo aplicado.

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Em nosso quadro, temos um profissional com formação acadêmica na Universidade do Líbano. Com 20 anos de experiência nessa certificação.

Esperamos seu contato desde já para que possamos conversar e entender melhor as necessidades de sua empresa. Clique aqui e dê uma olhada em outros artigos de blog que publicamos anteriormente. Temos certeza que nossos artigos poderão sanar várias dúvidas suas acerca do universo do empreendedorismo.