6 dicas para sua empresa começar a exportar

Para começar a exportar, diversos passos burocráticos devem ser dados, para estar em concordância com a legislação nacional. Em se sabendo disso, existem também algumas dicas que certamente facilitarão os primeiros passos que sua empresa der no ramo da exportação.

Abaixo você vai entender algumas dicas que podem ser usadas como bússolas, ideais para se localizar no ambiente das exportações e encontrar o seu Norte. Confira como você pode internacionalizar sua empresa da forma mais bem sucedida possível.

Os pilares para começar a exportar

Se você é responsável pela gestão de uma micro ou pequena empresa, saiba que hoje, empresas entre médias e micro são responsáveis por 77% das exportações. O segredo do sucesso delas? PPP – Profissionalismo, Preparação e Planejamento. Nossas dicas abaixo poderão lhe auxiliar a chegar nesse estágio:

  • Informação: Procurar informar-se é o primeiro passo e nossa primeira dica. Procure entender a respeito da aceitação de seu produto no país ou países que pretende exportar para. Procure entender também um pouco mais a respeito das dinâmicas de importação e exportação entre os países para tirar melhor proveito dos estímulos fiscais;
  • Engesse seu processo: Engesse o processo que criar a fim de evitar erros, atrasos ou infringir em regulamentos que podem lhe implicar perda de mercadorias, multas ou outras sanções;
  • Negocie: Negociar é parte incontestável do processo de exportação, conversando com os importadores do outro lado das fronteiras, assim como garantindo uma dinâmica mais amistosa;
  • Aproveite acordos: Acordos comerciais vêm e vão, e você poderá sempre lucrar com eles. Fique de olho nos possíveis acordos firmados e aproveite as oportunidades que aparecem diante de sua empresa;
  • Faça cursos: Existem séries e séries de cursos na internet, assim como conferências, que procuram discutir a atuação de importação e exportações. Procure se atualizar, estudar e aprender ao máximo sobre o que há de mais atual nesse cenário;
  • Tenha ajuda profissional: Por fim, não podemos esquecer que a ajuda profissional é indispensável para o sucesso da empreitada. Conversar com especialistas em contabilidade, ou mesmo em soluções específicas para o mercado de exportações é um passo bem interessante para empreendedores e exportadores dos mais diversos setores.

Gostou de nossos direcionamentos? Esperamos que sim, assim como, desejamos que essas dicas lhe sejam muito úteis, uma vez que, mesmo sendo simples, são indispensáveis e precisam estar no radar de qualquer empreendedor ou empreendedora que deseje iniciar a exportar.

Atenção à última dica

Como falamos, contar com profissionais é contar com informações claras, concisas e certeiras. Por isso, no contexto da exportação, você precisa sempre ter ao seu lado um especialista em tributos, taxas e na burocracia geral que envolve as exportações.

Nesse cenário, a Rebouças Consultoria Tributária está aqui trabalhando com ética, transparência e totalmente disponível para acompanhar sua empresa nessa nova empreitada.

Conheça um pouco mais de nosso trabalho clicando aqui e seguindo para nossa home page, a partir de onde você poderá entrar em contato com nossos especialistas agora mesmo. Esperamos seu contato! Até mais.