fbpx

5 MOTIVOS PARA CONTRATAR UMA CONSULTORIA TRIBUTÁRIA

A Consultoria Tributária tem por objetivo guiar e adequar a prática de procedimentos tributários dentro de uma empresa. Procedimentos esses que têm relação com o recolhimento de impostos, análise das atividades que são executadas pela empresa e adoção de ferramentas e técnicas próprias desse ramo de conhecimento, que ajudam e apoiam a gestão do negócio.

Quer seja em momentos de crise, reestruturação interna, ciclos de crescimento ou em qualquer outra situação, a consultoria tributária é mais que recomendável. A fim de demonstrar algumas das motivações, o presente artigo cita os 5 principais benefícios de ter ao seu lado uma Consultoria Tributária especializada.

Alcançando uma maior Segurança Tributária com uma Consultoria Especializada

Abaixo, você empresário ou gestor financeiro, conseguirá entender mais detalhes acerca dos benefícios envolvidos na contratação de um consultor tributário.

  • Suporte em momentos de Crise: O Planejamento Tributário que vem da Consultoria ajuda não somente a lidar melhor com o dia a dia da empresa, como também evita o surgimento de crises. Caso estas não sejam evitáveis, é também a Consultoria Tributária que ajuda a lidar melhor com a legislação vigente e traz maior segurança na tomada de decisões;
  • Monitoramento de Riscos: O Risco Tributário precisa ser levado em consideração na tomada de toda e qualquer decisão. Calcular esses riscos deve ser algo presente em qualquer situação relevante. Isso serve de apoio para o departamento jurídico lidar melhor com a legislação fiscal, por exemplo, e dar maior conforto aos gestores ao navegar pelas novas trilhas do Mercado;
  • Evitar Distorções de Custos: Em empresas como um todo, distorções de custos podem acontecer. Não é nada raro encontrar sistemas que cometem erros como a não apropriação de créditos, ou a apropriação de créditos de forma indevida, uso de bases tributárias divergentes ou de alíquotas equivocadas. Nesses contextos, o risco tributário se torna altíssimo, exigindo uma revisão completa;
  • Economia com Tributos: Certamente esse é um dos motivos principais e que a maior parte das pessoas já tem ideia dele. Ao revisar os tributos que estão sendo pagos, é possível monitorar e identificar se algum imposto está sendo quitado de maneira desnecessária. É também com a Consultoria Tributária que se pode entender o que motiva o pagamento de cada imposto, a fim de saber se as atividades em tela realmente estão valendo a pena;
  • Estratégia na Gestão: Uma boa consultoria tributária é capaz de fazer o mapeamento tributário da empresa, monitorando por meio dos indicadores tributários as variações ocorridas na carga tributária em cada período de apuração. Dessa maneira, é possível identificar distorções e estabelecer estratégias para regularização, garantindo assim passos mais estratégicos e certeiros na gestão.

Mesmo que diante de apenas 5 dos principais motivos, é possível perceber quão importante a Consultoria Tributária se faz ser no dia a dia de qualquer empreendimento.

Tem curiosidade de entender mais?

Fale com um de nossos especialistas agora mesmo e saiba mais sobre como a Consultoria Tributária pode ajudar o seu empreendimento. Estamos esperando seu contato desde já! Um grande abraço e até mais.